Escolha sua unidade

Artigos E Notícias

BATISMO E TENTAÇÃO DE JESUS

Logo depois de ser batizado por João Batista, no Rio Jordão, talvez o que todos esperassem como novo passo no ministério de Jesus fosse algo completamente diferente. Um batismo que reúne de forma explícita as três pessoas da Trindade é seguido por um dos momentos mais terríveis que nosso Senhor enfrentou: a tentação no deserto. Ao longo de sua vida, Jesus enfrentou inúmeras tentações, mas jamais pecou.

Que Deus tinha um propósito ao permitir que Jesus fosse tentado no deserto é evidente pela declaração "foi levado pelo Espírito ao deserto". Uma finalidade é nos assegurar que temos um Sumo Sacerdote capaz de se relacionar conosco em todas as nossas debilidades e fraquezas (Hb 4.15), porque Ele mesmo foi tentado em todos os pontos nos quais também somos. A natureza humana do nosso Senhor permite que Ele compreenda as nossas próprias fraquezas por ter sido submetido à fraqueza também. 

As tentações de Jesus seguem três padrões que são comuns a todos os homens. A primeira tentação diz respeito à concupiscência da carne (Mt 4.3-4), a qual inclui todos os tipos de desejos físicos. O nosso Senhor teve fome, e o diabo o tentou a transformar pedras em pão, mas Ele respondeu citando Deuteronômio 8.3. A segunda tentação foi acerca da soberba da vida (Mt 4.5-7), e aqui o diabo tentou usar uma passagem da Escritura contra Ele (Sl 91.11-12), mas novamente o Senhor respondeu com a Escritura em sentido contrário (Dt 6.16), afirmando que seria errado abusar de Seus próprios poderes.

A terceira tentação foi acerca da concupiscência dos olhos (Mt 4.8-10), e se algum atalho ao Messias fosse possível, evitar a paixão e crucifixão para as quais Ele originalmente veio seria a forma. O diabo já tinha o controle sobre os reinos do mundo (Ef 2.2), mas estava pronto a dar tudo a Cristo em troca de Sua lealdade. O mero pensamento quase causa a natureza divina do Senhor a tremer, e Ele responde agressivamente: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’" (Mt 4.10; Dt 6.13).

Caímos em muitas tentações porque nossa carne é naturalmente fraca, mas temos um Deus que não nos deixará ser tentados além do que possamos suportar; Ele proverá uma saída (1 Co 10.13). Podemos, portanto, ser vitoriosos e agradecer ao Senhor pelo livramento da tentação. A experiência de Jesus no deserto nos ajuda a enxergar essas tentações comuns que nos impedem de servir a Deus de forma eficaz.

Jesus deixa muito claro para todos nós que a arma mais poderosa para enfrentar as tentações é conhecer as Escrituras e aplicá-las nesta batalha espiritual. A armadura de um soldado cristão na batalha espiritual inclui apenas uma arma ofensiva, a espada do Espírito, ou seja, a Palavra de Deus (Ef 6.17). Conhecer a Bíblia intimamente vai colocar a espada em nossas mãos e nos capacitar a ter vitória sobre as tentações.

Pr. Eduardo Borges - Pastor Auxiliar

Mais publicações

JONAS ANDANDO COM DEUS

14 de novembro de 2024

Ler artigo completo

JONAS VOLTANDO PARA DEUS

08 de novembro de 2024

Ler artigo completo

COMO SOBREVIVER AOS DIAS MAUS?

07 de novembro de 2024

Ler artigo completo

"SOMOS TODOS TEÓLOGOS"... SERÁ?

05 de novembro de 2024

Ler artigo completo

FUGINDO DE DEUS

01 de novembro de 2024

Ler artigo completo

MARIA MADALENA: “ELE RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS”

25 de outubro de 2024

Ler artigo completo

MARIA, A MÃE DO SENHOR

18 de outubro de 2024

Ler artigo completo

A SERVA DE NAAMà – ELE O CURARÁ DA SUA LEPRA

11 de outubro de 2024

Ler artigo completo

RUTE, A MOABITA – O TEU DEUS É O MEU DEUS

04 de outubro de 2024

Ler artigo completo

O SENHOR VOLTARÁ TRIUNFANTE

27 de setembro de 2024

Ler artigo completo

Onde estamos

Saiba como chegar
a unidade desejada
R. Nestor Soares de Melo, 15 - Palmares, Belo Horizonte